Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inauguração da Casa de Samba - SAMBADEIRA FRAZINHA




04 de agosto de 2011

Rosildo do Rosário

 

Em 04 de agosto, foi inaugurado o espaço Casa do Samba Sambadeira Frazinha. A abertura do evento se deu com a chegada da Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Marta Porto e a receptividade para com a mesma contou com a apresentação dos grupos Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, do Samba das Raparigas e do Samba de Roda Raízes de Acupe. Após a receptividade os coordenadores da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia juntamente com a Secretária se dirigiram ao local onde então os que componentes da mesa fizeram uso da fala, sendo eles: Sr. Roque – representante da Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Mestre Ana – representando os mestres da cidade de Saubara, Ailton Martins – Coordenador geral da Asseba, Joanita Carvalho – Secretária de Cultura de Saubara, Luciana Barreto – Assistente do projeto da Rede do Samba, João Carlos – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Raimundo Araújo – Prefeito da Cidade, Mônica Trigo – representante do Ministério da Cultura na Bahia e Marta Porto – SCDC-MinC.

Durante seu discurso, a secretária da SCDC anunciou o lançamento de um novo programa em novembro juntamente com o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com o objetivo de criar um fundo que venha a ser direcionado ao financiamento dos pontos de cultura, permitindo assim que os projetos dos pontos possam ser realizados além dos três anos.

A inauguração da Casa do Samba Sambadeira Frazinha marca um momento importante em Saubara, conforme discurso da Secretária de Cultura da Cidade, sua secretaria juntamente com a Prefeitura Municipal possui um projeto de criação de uma Casa de Samba no Município que venha preservar as manifestações culturais bem como de contribuir com o processo de roteirização do turismo em Saubara. No espaço serão expostos trabalhos e artesanatos representativos da cidade, instrumentos e ainda funcionarão oficinas educativas de Samba de Roda e da cultura e artesanato local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário