Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mudança assusta, mas... é necessária!!!

MUDANÇA ASSUSTA, MAS... É NECESSÁRIA!!!

ANA PAULA MATOS

Assusta todo mundo! Não adianta negar ou fugir disso. Fomos treinados para a estabilidade, para as regras bem definidas, para a rotina bem estruturada, o tempo retilíneo uniforme, sem nenhuma surpresa ou variação.

Infelizmente, a vida não é, nunca foi, assim tão certinha como querem os conservadores. Ainda mais em pleno século XXI, quando o império da tecnologia põe por terra a todo o momento algumas das mais preciosas crenças e práticas, veneradas há séculos pela humanidade.

A EQUAÇÃO DA MUDANÇA

M=N-R

Esta é a equação que eu uso para explicar o papel da resistência no processo de mudança. Na equação, Mudança é (M), Necessidade é (N) e Resistência é (R). A partir daí, podemos tirar as seguintes conclusões:

1. A mudança só acontece quando a necessidade percebida (que gera vontade de mudar) é maior do que a resistência (equivalente a apego ou medo de perder)

2. Não haverá mudança, evidentemente, se a resistência for igual ou maior do que a necessidade.

É verdade, Lulu Santos tem razão: "Tudo muda o tempo todo no mundo". Portanto, é inútil resistir. O melhor é embarcar de cabeça na MUDANÇA e aproveitar cada "balançada da vida" para crescer e melhorar a "performance" mais um pouquinho.

Há muito tempo eu percebi que O OBJETIVO DA MINHA RESISTÊNCIA (de qualquer resistência!). É PRODUZIR DESISTÊNCIA.

"Eu resisto porque eu tenho medo. Resistir nada mais é do que insistir em ficar onde eu estou, ou seja, em desistir de mudar e crescer" assim pensam alguns poucos.

AINDA BEM, QUE A MAIORIA DO POVO, NÃO PENSA ASSIM... E APOSTA NA MUDANÇA.
Resistir à mudança é fugir do meu crescimento, negando a própria necessidade de crescer para lidar com as situações novas que a vida está me apresentando. Resistir é uma forma de esconder a minha fragilidade, a minha limitação, a minha incapacidade de acompanhar o movimento eterno da criação.

Resistir é, sobretudo uma forma de evitar, ao custo que for, seja de modo ostensivo ou de modo muito sutil, as mudanças e transformações - TRANSMUTAÇÕES - que eu preciso realizar para me realizar, ou seja, para me tornar uma pessoa real, deixar de ser uma mera ficção.

Ao "fugir do pau" da mudança, sempre justifico para mim mesmo que estou apenas me resguardando para não fazer besteiras, sendo prudente e cauteloso para não promover mudanças que acabem mais me prejudicando do que me ajudando a crescer, evitando embarcar cegamente em modismos passageiros... ISSO NÃO É VERDADEIRO.

Mas no fundo o que eu estou fazendo é FUGINDO DOS MEUS DESAFIOS, REPRIMINDO MEUS IMPULSOS DE CRESCIMENTO, RECALCANDO MEUS DESEJOS, promovendo a minha própria ruína e infelicidade, aumentando progressivamente a minha incapacidade de me adaptar à vida e ao universo que não para de dar voltas à minha volta.

PORTANTO DESCOBRI QUE PARA A VIDA PLENA É PRECISO MUDANÇA JÁ... AGORA... VIVER AS NOVAS IDÉIAS, NOVOS PROJETOS PARA CRESCER COMO PESSOA, COMO MÃE, COMO FILHA, COMO AMIGA, COMO MULHER...  COMO CIDADÃ!!!
TODOS JUNTOS – VAMOS MUDAR, CRESCER E FAZER A DIFERENÇA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário